Sábado, 20 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 04/12/20 às 08:31h
NATAL O PRIMEIRO PRESENTE Conta de luz vai ficar mais cara em dezembro

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o retorno da cobrança extra na conta de luz a partir desta terça-feira (1º). A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária realizada na última segunda-feira (30).

Segundo as informações, os consumidores pagarão pela Bandeira Vermelha Patamar 2 – o maior valor no sistema de bandeiras do órgão. Assim, a taxa será de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) gastos no imóvel.

Quadro de bandeiras tarifárias da Aneel.Quadro de bandeiras tarifárias da Aneel.Fonte:  Aneel/Divulgação 

A mudança tarifária pode pegar muitos consumidores de surpresa. Em maio deste ano, a Aneel anunciou que não haveria cobrança extra na conta de luz até o fim de 2020. Na época, a resolução considerou à pandemia de coronavírus.

No entanto, uma série de fatores levaram a revogação da medida nesta semana. Por exemplo, o Brasil retomou aos níveis de consumo de energia de antes do início da pandemia, como alega o relator da proposta Efrain Pereira da Cruz.

Além disso, a Aneel revelou que os baixos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas já comprometem o fornecimento de energia. Por conta disso, o órgão entendeu a necessidade de restabelecer a cobrança extra na conta de luz.

Energia das termelétricas pesará no bolso dos consumidores.Energia das termelétricas pesará no bolso dos consumidores.Fonte:  Termoverde Caieiras/Divulgação 

O custo das termelétricas

É importante destacar que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) permitiu o acionamento das termelétricas em outubro. Tal decisão é tomada quando há necessidade de suprir a energia do país diante do baixo nível dos reservatórios nas hidrelétricas.

Contudo, a energia fornecida por termelétricas tem um custo maior para os consumidores. Diante da situação, a Aneel pede para que as pessoas economizem nos próximos meses.

“É importante dar um sinal ao consumidor de que a geração no país está cara pelo fato de estar sendo atendida por termelétricas, então é importante para o consumidor evitar desperdício de água e de energia”, declara André Pepitone, diretor-geral do órgão. 

FONTE-https://www.tecmundo.com.br/mercado/207608-conta-luz-cara-dezembro.htm#:~:text=A%20Ag%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Energia,ter%C3%A7a%2Dfeira%20(1%C2%BA).&text=Em%20maio%20deste%20ano%2C%20a,at%C3%A9%20o%20fim%20de%202020.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


TUNEL DO TEMPO com TUNEL DO TEMPO
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 491118 Usuários Online: 52






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados