Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 18/08/20 às 06:20h
FRANCA SETORES COM MUITOS PREJUÍZOS Setor produtivo de Franca, SP, tem prejuízo de R$ 610 milhões no primeiro semestre, diz Acif

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)

Levantamento do Instituto de Economia Associação do Comércio e Indústria de Franca (SP) aponta que o setor produtivo do município teve prejuízo de R$ 610 milhões no primeiro semestre de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Na fase vermelha do Plano São Paulo desde 29 de junho, somente os serviços considerados essenciais podem funcionar na cidade. Comércio de rua, shoppings, bares e restaurantes seguem fechados.

A estimativa da Acif é para a perda de até 16 mil postos de trabalho no setor até o fim do ano, o que representa um quinto de toda a força trabalhadora do município, segundo o economista Adnan Jebailey.

Na visão dele, o prejuízo é causado pela falta de consumo. Como não há vendas, não há produção. “É um cenário triste. A pandemia causa uma fissura na economia, não tem como”, analisa.

Segundo o economista, o setor produtivo de Franca engloba agropecuária, indústria de transformação, comércio, serviços, construção civil e administração pública.

Lojista de Franca (SP) espera recuperar no Dia dos Pais a perda de renda provocada pelo fechamento do comércio — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Lojista de Franca (SP) espera recuperar no Dia dos Pais a perda de renda provocada pelo fechamento do comércio — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Sufoco

Para Jebailey, quanto mais tempo o município permanecer na fase vermelha de retomada, a mais restritiva do Plano São Paulo, maior a chance de postos de trabalho serem fechados e empresas encerrarem as atividades.

No setor de alimentação, por exemplo, 437 pessoas já foram demitidas desde o início da pandemia, segundo a Acif. Apesar de ter o delivey, a maior parte da movimentação é no consumo de self-service dentro do restaurante, além dos atendimentos noturnos.

No entanto, para chegar nesse cenário, é preciso que Franca avance para a fase amarela do Plano São Paulo, a terceira das cinco etapas de retomada econômica na pandemia.

“A gente não pode precisar, porque cada empresa é uma empresa. Depende da saúde financeira de cada uma delas. Mas quanto mais permanecer na fase vermelha isso vai acontecer, isso é óbvio”, afirma.

Restaurantes em Franca, SP, seguem sem poder abrir as portas ao público — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Restaurantes em Franca, SP, seguem sem poder abrir as portas ao público — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Uma nova atualização das fases de retomada da economia pelo estado está marcada para sexta-feira (21).

Para avançar, Franca e os outros municípios do Departamento Regional 8 precisam apresentar melhoras nos índices de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (SP).

Somente em Franca, sede do DRS, 37 das 46 vagas disponíveis nas redes pública e privada estão preenchidas nesta segunda-feira (17). Um índice de 80,4%.

O município soma 2.701 casos de Covid-19 e 54 óbitos causados por complicações da doença.

Santa Casa de Franca, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Santa Casa de Franca, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Novo perfil

Mas apesar de um cenário de recessão, o economista da Acif vê uma mudança de comportamento de clientes e empresários na forma de buscar por novos produtos.

Em pesquisas recentes, a entidade apontou que a maioria tinha acesso às novidades das lojas via outdoor, televisão ou rádio. Antes da pandemia, segundo Jebailey, havia uma resistência dos associados em investir na divulgação da marca nas redes sociais, mas agora isso mudou.

“Franca trabalhava em uma pegada diferente de grandes centros, como São Paulo. Isso deve ser alterado aqui e em outras cidades. As redes sociais era um dos últimos pontos onde se via as marcas. Não tinha engajamento dos empresários para fazer a venda e nem a divulgação por essa modalidade", diz.

Outro ponto apresentado pelo economista foi que a pandemia forçou os empresários da cidade a se reinventarem e apostarem em novos empreendimentos, além da adoção de vendas por delivery e ecommerce.

“Surgiram novos setores. Muita gente que ficou desempregada buscou forma de empreender no setor de alimentação, produção de máscara, empresas que produziam artigos químicos migraram para produção de álcool gel. Tem sim a parte negativa, mas tem uma questão positiva”, explica.

Franca (SP) deverá manter bares, restaurantes e salões de beleza fechados até 28 de junho, diz governo de SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Franca (SP) deverá manter bares, restaurantes e salões de beleza fechados até 28 de junho, diz governo de SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV 

FONTE-https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2020/08/17/setor-produtivo-de-franca-sp-tem-prejuizo-de-r-610-milhoes-no-primeiro-semestre-diz-acif.ghtml




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


SERTANESHOW com SERTANESHOW
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 491275 Usuários Online: 52






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados