Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 15/08/20 às 07:26h
FRANCA Penitenciária é alvo de denúncias após alta de casos de Covid-19

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)

Penitenciária de Franca se tornou um dos principais focos do coronavírus na cidade e diversas denúncias foram feitas nesta semana por detentos, familiares de detentos e os próprios funcionários. Nesta sexta-feira (14) a Secretaria de Administração Penitenciária voltou a se manifestar por meio de nota sobre as alegações, apresentando números e informando sobre as ações adotadas no intuito de conter o avanço da doença no presídio.  

A reportagem da Rádio Imperador e portal Pop Mundi recebeu informações de familiares de detentos e na manhã de hoje (14) um homem que saiu recentemente da Penitenciária revelou sobre a preocupação quanto ao avanço da doença, falta de uso de equipamentos de proteção pelos funcionários, além de outras reclamações quanto aos castigos, alimentação e precariedade no atendimento médico aos presos.  Uma carta inclusive foi encaminhada aos principais órgãos de imprensa da região relatando a situação vivida no estabelecimento prisional e as dificuldades encontradas tanto pelos detentos quanto os funcionários. 

Em nota após questionamento sobre as denúncias, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) negou as alegações feitas tanto pelos detentos, quanto os servidores.

O documento ainda revela "desde o começo da pandemia, a Penitenciária de Franca tem distribuído material de proteção individual (EPIs) a seus servidores, como como máscaras, luvas, aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool gel. Nos últimos dias, a distribuição foi intensificada e os cuidados com a higiene redobrados. Os presos também recebem álcool em gel, kits de higiene e máscaras. Cabe ressaltar ainda que a unidade prisional foi lavada com 24.000 litros de solução de Hipoclorito de Sódio e recebeu aplicação de sanitização eletrostática, no dia 11/08/2020, que garante a não proliferação de qualquer tipo de vírus por 14 dias. A unidade conta com equipe de saúde composta por um médico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem". 

Quanto as ações de prevenção e combate a doença, o texto informa "observamos que que a testagem na Penitenciária de Franca ainda está em andamento e outros  presos serão testados ainda durante esta semana e até segunda, 17. Não há custodiados com manifestação grave da doença, estão medicados e todos que testaram positivo estão isolados em celas destinadas somente para essa quarentena". Ao contrário do que diz as denúncias, a SAP alega que "nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento. Atualmente há também celas destinadas ao isolamento desses pacientes que, estando em boa saúde, não necessitam estar na enfermaria". 

Covid-19 na Penitenciária de Franca 

Presos 

Sobre os números e atualização de dados com relação ao coronavírus, a SAP revelou que em relação aos presos, mais de 170 foram infectados, sendo 4 confirmados por exame PCR e 1 já retornou ao convívio, 3 permanecem isolados e 167 que testaram positivo em Teste Rápido e estão isolados.

Funcionários 

São 10 confirmados por exame PCR, sendo que 9 já retornaram às suas atividades e 1 permanece afastado e 21 que testaram positivo em Teste Rápido, sendo 8 já retornaram e 13 permanecem afastados. Todo servidor com suspeita de diagnóstico da Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação. 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


FESTA SERTANEJA
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 491417 Usuários Online: 60






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados