Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 13/08/20 às 08:47h
FRANCA CORONAVÍRUS SE ESPALHA Sobe para 150 números de presidiários infectados; famílias sofrem sem detalhes

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)
O número de presidiários da penitenciária de Franca contaminados pelo coronavírus cresceu 70% em uma semana. Na manhã desta quarta-feira a Secretaria de Administração Penitenciária confirmou que 150 detentos testaram positivo para o covid-19. Na contagem anterior, divulgada pela SAP na última quinta-feira, dia 6, e antecipada com exclusividade pelo portal GCN, eram 90 os infectados. Com poucas informações, visitas suspensas e contatos limitados, as famílias sofrem do lado de fora. Projeta para receber até 805 condenados, a Penitenciária de Franca abriga hoje cerca de 1.700 homens. Muitos ainda sequer foram testados e já apresentam sintomas da doença. 

Sheila de Oliveira é uma das que sofrem sem notícias de um parente. No caso, seu filho, de 22 anos. “Recebemos no domingo um e-mail dele dizendo que está com alguns sintomas. Deu febre, está sem paladar e não sente o cheiro da comida”, disse a mãe. “Ele não é o primeiro que escreve dizendo estar doente. Sabemos que lá só tem uma enfermaria e não vai comportar todo mundo”. Desde então, a mãe do jovem não teve nenhuma outra notícia. Ela afirma que o advogado da família tentou contato na manhã desta quarta-feira, 12, mas a administração da unidade determinou que as informações só podem ser passadas através de uma ordem extrajudicial. “Não nos comunicam. Não dão notícia nem de quem apresenta sintomas. É angustiante. Eu já não durmo e nem como por preocupação”, falou Sheila, que está sem ver o filho desde o dia 15 de março.

Esse é o mesmo desespero de Leda, já aposentada e com um filho de 25 anos na penitenciária. “Ele me escreveu no último sábado, dizendo estar um descaso no ambiente em que fica e que tem medo de morrer”, afirmou. A aposentada também disse que não recebeu nenhuma outra notícia, nem através do advogado. “Estou apavorada desde sábado. A gente fica sem saber a real situação, mas sabemos que tem muitos casos lá dentro. Como tenho problema de saúde, meu filho não me diz tudo o que acontece para me poupar”, disse Leda, que já perdeu duas pessoas para a covid-19 e ressaltou que o filho teve bronquite. Preocupadas, as mães se angustiam, já que os e-mails não são permitidos todos os dias. O filho de Daniela (teve o sobrenome ocultado a pedido da entrevistada) escreveu para sua mulher no último domingo relatando sintomas como febre, falta de ar e de paladar. “Estou sem chão desde a hora que fiquei sabendo, no domingo. Se nem eu, que sou pai e mãe, pude visitar, como ele está com esses sintomas? ”, pergunta Daniela, que não vê o filho desde fevereiro. Segundo ela, o filho ainda não foi testado. “Liguei na penitenciária e desligaram na minha cara. Eles vão esperar os presos morrerem? Já estão pagando pelo erro deles. Merecem boas condições durante a pandemia”.  

A Secretaria da Administração Penitenciária informou que desde o começo da pandemia a Penitenciária de Franca toma as medidas necessárias. Foi distribuído material de proteção individual para todos os servidores, como máscara, luvas, aventais e produtos de higienização. No último sábado, 8, foi realizada uma limpeza em todas as dependências do local, mas ainda assim, 27 servidores foram testados positivos para o coronavírus. Houve o registro de um óbito no último dia 4, o diretor de Inclusão, Paulo dos Santos, aos 38 anos. Uma mulher, também funcionária, está internada desde segunda-feira, 10. 

Em nota, a penitenciária afirmou que 142 presos testaram positivo para a doença nos testes rápidos e exames de PCR. A unidade explicou que todos eles estão em isolamento, mas não detalhou de que forma esse processo foi organizado, já que o local abriga muito mais pessoas do que seu limite e a enfermaria não comporta esse volume de atendimento simultâneo. Não foi informado quantos detentos já foram testados nem quando serão concluídas todas as testagens na população carcerária da Penitenciária de Franca. 


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


SERTANESHOW com SERTANESHOW
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 491495 Usuários Online: 57






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados