Domingo, 28 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 08/07/20 às 08:18h
FRANCA Médico da Prefeitura diz que Franca entrou no pico do Covid-19 e que próximos meses serão de muitos casos

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)

Médico da Prefeitura diz que Franca entrou no pico do Covid-19 e que próximos meses serão de muitos casos 

Franca entrou, na semana passada, no pico da pandemia do novo coronavírus e deve ter nos próximos um ou dois meses uma quantidade muito grande de casos. A afirmação é do médico Prefeitura, Homero Rosa Júnior, que atua na Vigilância Epidemiológica. Ele comentou a evolução do Covid-19 na cidade durante live, na tarde desta terça-feira, 7.
 
Confira abaixo os pontos abordados pelo especialista:
 
PUBLICIDADE
 
Pico da doença
“O pico da doença, que todo mundo gostaria de saber, ele já começou na nossa cidade, desde a semana passada. Então, existe, comparando com as outras epidemias, uma projeção de que nós tenhamos nos próximos um ou dois meses uma quantidade muito grande de casos. Essa quantidade muito grande de casos deixa o vírus com uma potência maior de infecção e também de contaminação e, consequentemente, é esperado que tenhamos um número muito grande de casos internados”.
 
 
Sem vacina nem medicamento
“É uma epidemia inédita no mundo. Então, não temos várias respostas para várias perguntas. Nós não temos ainda medicação específica para poder tanto prevenir, de maneira segura para todo mundo, como também para poder tratar as pessoas que já estão doentes, especialmente aquelas que estão internadas. E ainda não temos a perspectiva, em curto prazo, de ter uma vacina que seja segura e eficaz.”
 
 
Todos estão suscetíveis
“Os instrumentos, as ferramentas que nós temos para brigar com esta epidemia, por ela ser tão inédita... Todos os habitantes do mundo ainda não tiveram contato com o vírus. Até serem infectados, ninguém tinha memória de anticorpos. Isso faz com que nós estejamos suscetíveis a contrair o vírus em algum momento.”
 
 
Todos somos de risco
“Acontece que alguns grupos da população são de mais alto risco. De risco, todos nós somos. Isso é importante esclarecer, porque, principalmente, a população jovem tem entendido que só pessoas de grupo de risco pegam a doença, agravam e podem ir a óbito. Na verdade, não é isso. Grupo de risco são todas as pessoas. Nós temos pacientes jovens internados, entubados aqui em Franca.”
 
 
Numericamente confortável
“Numericamente pensando... Cada morte é um sofrimento absurdo para cada famílias. Mas os 12 óbitos diante da quantidade absurda de pessoas infectadas neste momento, nós podemos, estatisticamente, entender que Franca ainda está numa situação numericamente confortável. Comparando com outras cidades do mesmo porte, por exemplo, nossa vizinha Ribeirão Preto, que tem o dobro da nossa população, lá está com uma explosão de óbitos pelo Covid, absurdamente grande, de muito difícil controle.”
 
 
Reflexos de Ribeirão
“E como nós somos muito próximos a Ribeirão Preto, a gente acaba tendo a repercussão do que acontece lá acontece aqui também. Isso faz com que tenhamos uma preocupação muito grande, porque estamos em um momento crítico da epidemia na nossa cidade. A quantidade de casos internados, a quantidade de casos graves e a quantidade de óbitos têm uma tendência epidemiológica a crescer bastante nas próximas semanas. Talvez na projeção de quatro ou oito semanas.”
 
 
Poucos leitos de UTI
“E todos sabemos que Franca, tradicionalmente, tem uma quantidade pequena de leitos de UTI. Então, este é o momento de todos nós unirmos forças, não só o Poder Público Municipal, mas toda a sociedade, inclusive a região toda nossa, que se beneficia do atendimento da Santa Casa, para que nós tenhamos capacidade de oferecer àqueles pacientes muito graves uma condição de lutar contra a morte.”
 
 
Vírus totalmente desconhecido
“Este vírus tem comportamento incerto em todos nós. Há tantas pessoas gravemente afetadas que conseguem sobreviver. E também, ao contrário, pessoas extremamente sadias que, em determinado momento, pegam o vírus, pode agravar e ir a óbito em poucos dias. Então a ciência está construindo conhecimento, após cada dia. Nós entendemos que precisamos conhecer muita coisa, mas ainda é um vírus totalmente desconhecido.” 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 493828 Usuários Online: 52






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados