Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 08/06/20 às 08:03h
FRANCA SETOR CALÇADISTA CONTINUA EM QUEDA Produção de curtume tem queda de 70% durante o mês de abril em Franca, SP, aponta associação

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)

Produção de curtume tem queda de 70% durante o mês de abril em Franca, SP, aponta associação 

A produção de curtume caiu cerca de 70% por conta da pandemia de coronavírus na região de Franca (SP), um dos principais polos produtores de calçados do Brasil, de acordo com levantamento realizado pela Associação dos Manufatores de Couros e Afins (AMCOA).

O setor de couro, artigos para viagens e calçados foi o segundo mais prejudicado pela crise econômica causada pela Covid-19, com queda de 48,8% na produção durante o mês de abril, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a chegada da doença à cidade, as fábricas ficaram fechadas por duas semanas, até meados de abril. As autoridades permitiram a reabertura, mas isso não foi suficiente para minimizar os impactos no setor, avalia o economista Adnan Jebailey.

"Apesar de ter tido a liberação através do decreto, havia muita incerteza em relação a quando o mercado de consumo voltaria a funcionar, porque não adianta você produzir se não tem quem consome. A outra quinzena não consegue compensar a produção perdida", diz.

Produção de sapato em Franca (SP) tem queda em razão da pandemia de coronavírus  — Foto: EPTV/Reprodução

Produção de sapato em Franca (SP) tem queda em razão da pandemia de coronavírus — Foto: EPTV/Reprodução

Reabertura do comércio

Há uma expectativa de melhora no setor calçadista com a volta parcial das lojas do Centro e dos shoppings de Franca, que reabriram as portas na segunda-feira (1º). O economista, no entanto, prevê que isso não será suficiente para ajudar os produtores de curtumes.

"O comércio depende de outro fator para voltar a demandar da indústria: o consumo das pessoas, o que a gente chama de demanda efetiva. Se não tiver gente comprando no comércio, ele não consome das indústrias", explica.

O especialista também atribui o impacto negativo à queda nas exportações, já que os principais compradores do calçado produzido em Franca, que são os Estados Unidos e a Argentina, ainda estão atravessando a crise.

"Como a gente teve a evolução da pandemia Oriente–Ocidente, agora os Estados Unidos começam a se recuperar, mas com outras crises internas, e a Argentina prorrogou novamente a quarentena, então é pouco provável que aumente as exportações ou que a gente tenha um alento na economia", afirma.

Produção de sapato em Franca (SP) tem queda em razão da pandemia de coronavírus  — Foto: EPTV/Reprodução

Produção de sapato em Franca (SP) tem queda em razão da pandemia de coronavírus — Foto: EPTV/Reprodução

Nova realidade

O presidente da Associação dos Produtores de Couros, Ivan de Andrade, diz que grande parte dos curtumes está trabalhando somente dois ou três dias por semana e alguns ainda estão fechados. Ele avalia que o trimestre foi perdido.

"Todo o material de inverno que estávamos produzindo para ser entregue agora está parado. Essa parte vai ficar parada para o ano que vem. Este ano, o inverno já foi. Agora, que abriram as lojas, temos que desenvolver e mandar o verão", diz.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca (Sindifranca), José Carlos Brigagão do Couto, explica que o setor tem sofrido quedas desde a crise econômica de 2014 e, com o coronavírus, a situação se agravou.

Produção de sapato em Franca (SP) tem queda em razão da pandemia de coronavírus — Foto: EPTV/Reprodução

Brigagão diz que está se reunindo com os governos municipal e estadual, além de entidades responsáveis pelo comércio e pelo empreendedorismo de Franca, para planejar a retomada da produção de calçados.

"Todos estão em um barco só, então é importante que estejamos unidos", diz. "Ninguém sabe até quando vai durar essa situação do coronavírus, mas temos que saber conviver com isso. Temos que ter é fé, coragem e acreditar", diz.

FONTE-https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2020/06/07/producao-de-curtume-tem-queda-de-70percent-durante-o-mes-de-abril-em-franca-sp-aponta-associacao.ghtml




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


SERTANESHOW com SERTANESHOW
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 490658 Usuários Online: 54






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados