Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 27/03/20 às 09:00h
REGIÃO Igreja Católica mantém missas suspensas na região de Ribeirão Preto após decreto de Bolsonaro

Radio Bela Vista SP

Igreja Católica mantém missas suspensas na região de Ribeirão Preto após decreto de Bolsonaro 

A Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) e as Dioceses de Franca (SP)Jaboticabal (SP) e Barretos (SP) informaram que vão manter as celebrações suspensas após a publicação de um decreto federal do presidente Jair Bolsonaro que incluiu missas, entre outras atividades religiosas, no rol de serviços essenciais e permitiu a retomada em todo o país.

Porta-voz da circunscrição eclesiástica na região, o padre Luis Gustavo Tenan Benzi confirmou que as missas seguirão sendo transmitidas pela internet, em consonância com o entendimento do Papa Francisco, para o combate à pandemia do novo coronavírus.

"Nós continuamos com as celebrações públicas suspensas, porém os padres, os diáconos, os leigos têm se organizado, feito desse momento de crise um momento de evangelização através das mídias sociais. É uma situação que ainda se coloca muito complicada diante de todos nós e nós da arquidiocese, em sintonia com a igreja no Brasil e também com aquilo que nos pede o Papa Francisco e também o próprio evangelho de Jesus Cristo estamos sempre atentos à preservação da vida em todas as suas instâncias, qualquer idade que tenha a pessoa", comunicou.

Catedral Metropolitana de São Sebastião em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/EPTV Catedral Metropolitana de São Sebastião em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/EPTV

Catedral Metropolitana de São Sebastião em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/EPTV

A recente suspensão da Arquidiocese de Ribeirão Preto inclui todas as celebrações públicas semanais e aos domingos, além dos ritos da Semana Santa, encontros de catequese e pastorais e aqueles ligados aos sacramentos.

Decreto de Bolsonaro

O decreto de Jair Bolsonaro foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (26) e tem validade imediata, sem a necessidade de aprovação pelo Congresso, por se tratar de um decreto. O texto foi alvo de críticas de líderes religiosos.

Ao ser considerado essencial, o serviço ou atividade fica autorizado a funcionar mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus. Segundo o texto, no entanto, o funcionamento deverá obedecer as "determinações do Ministério da Saúde".

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou à TV Globo na manhã desta quinta-feira que a tendência é que as igrejas permaneçam sem missa presencial. A Federação Espírita Brasileira informou que sua recomendação é para que os centros espíritas atentem para as orientações dos organismos de saúde e que atividades estão acontecendo de maneira virtual e contínua.

Nesta semana, em pronunciamento em rede nacional de televisão no qual contrariou especialistas e recomendações dadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Bolsonaro criticou as medidas de distanciamento social tomadas pelos estados e pediu a "volta à normalidade" e o fim do "confinamento em massa".

A fala também foi alvo de críticas dos governadores e dos prefeitos, por meio da Frente Nacional de Prefeitos, liderada pelo governador municipal de Campinas. 

FONTE-https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2020/03/27/igreja-catolica-mantem-celebracoes-suspensas-na-regiao-de-ribeirao-preto-apos-decreto-de-jair-bolsonaro.ghtml




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


SERTANESHOW com SERTANESHOW
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 491272 Usuários Online: 52






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados