Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 20/03/20 às 09:15h
Franca em quarentena; confira as 21 principais dúvidas sobre o que abre e o que fecha a partir de hoje

Radio Bela Vista SP

Franca em quarentena; confira as 21 principais dúvidas sobre o que abre e o que fecha a partir de hoje 

A população de Franca vive a partir de hoje uma série de restrições inéditas em sua história. As medidas adotadas pela Prefeitura através do Decreto Municipal publicado nesta quinta-feira, 19, para prevenção e combate ao Covid-19, detalha o que pode e não pode funcionar na cidade pelos próximos sete dias.

Apesar de extenso, o decreto deixa algumas lacunas e as dúvidas são muitas. Perguntas como quais estabelecimento estarão fechados nos próximos sete dias e quais punições serão aplicadas em caso de descumprimento tem sido repetidas frequentemente.

Para te ajudar, a equipe do GCN reuniu às dúvidas mais frequentes e suas respectivas explicações na lista abaixo.

1 - Por quanto tempo vão durar as restrições?
Sete dias, de sexta-feira, 20 de março, a sexta-feira, 27 de março. O prefeito Gilson de Souza já avisou, no entanto, que dependendo da evolução do coronavírus no Estado e em Franca, o prazo pode ser estendido.

2 - Que tipo de empresas/estabelecimentos precisam suspender o funcionamento?
Mercados populares urbanos (camelôs), teatros, cinemas, lojas, estabelecimentos comerciais, shopping centers, galerias, academias, templos religiosos, salão de festas, buffets, clubes, entidades de classe e indústrias, restaurantes, bares, botecos, lanchonetes, pastelarias, pizzarias, sorveterias e afins

3- Todos os bares e restaurantes precisam fechar mesmo? Mesmo os pequenos?
Sim. A regra vale para a grande churrascaria e para a pequena pastelaria. A única exceção é para restaurantes, bares e afins que tenham vendas nos sistemas de entrega (delivery) ou drive-thru. Nestes casos, deverão funcionar de portas fechadas, sem aglomeração de clientes.

4 - Quais estabelecimentos não foram afetados pelo decreto e podem funcionar normalmente?
Farmácias, drogarias, supermercados, varejões, padarias, casas de carnes (açougues e peixaria), comércio e distribuição de gêneros alimentícios, postos de combustíveis, revendas de gás, lojas de conveniência, lojas de material e insumos hospitalares; casas agropecuárias, insumos agrícolas, máquinas agrícolas e transportadoras.

5 - As feiras livres são afetadas pelo decreto?
Não. Apesar do decreto especificar que as feiras não poderiam funcionar, o prefeito Gilson de Souza afirmou que foi um erro de digitação. Como se trata de comércio de alimentos e em espaço aberto, estão incluídas na mesma categoria dos supermercados e varejões e podem funcionar normalmente. Mas atenção: o funcionamento vale apenas para as feiras livres. A feira do rolo e outras semelhantes não poderão funcionar.

6 - E os serviços de construção civil? Pedreiros e serventes tem que parar?
Não. A Prefeitura recomenda a suspensão deste tipo de serviço. No entanto, não estão atingidos pelo decreto e quem resolver trabalhar não cometerá qualquer ilegalidade.

7 - Os correios, bancos e lotéricas vão funcionar?
Sim. Segundo a prefeitura, ambos seguem legislações federais próprias que não são alcançadas pelo decreto municipal. Portanto, vão funcionar normalmente.

8 -Os salões de beleza, barbearias e manicures podem abrir?
O decreto fala em suspensão do serviço, mas a medida foi ajustada ao longo do dia. Segundo o chefe de gabinete Conrado Netto, desde que atendam com hora marcada e sem aglomeração de clientes, podem funcionar, de portas fechadas.

9 - O que acontece com os empresários que descumprirem as determinações?
Os empresários que descumprirem o decreto estarão sujeitos a detenção de 1 mês a 1 ano, além de multa. Os estabelecimentos poderão também ter seus alvarás de funcionamento cancelados.

10 - Como será feita a fiscalização dos estabelecimentos?
A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária Municipal e forças de segurança, tanto estaduais, como a PM (para cumprir o decreto do governador João Doria), como municipais, caso da Guarda Civil, para cumprir o decreto do prefeito Gilson de Souza.

11 - Os táxis e aplicativos de transporte foram afetados?
Neste primeiro decreto, táxis e aplicativos como Uber, 99 e Fui ainda não foram citados, mas a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a redução destes meios. Mototáxis também podem seguir operando sem restrições.

12 - É verdade que estamos todos proibidos de sair de Franca e que as entradas/saídas da cidade serão fechadas?
Não. Aqui, houve um erro não decreto, que especifica que durante o período de emergência, entre os dias 20 e 27 de março, apenas em casos excepcionais são permitidas as viagens para fora do município. Na verdade, a restrição trata apenas das viagens a trabalho dos servidores da prefeitura, que foram suspensas no período. Não há qualquer restrição a entrada ou saída de quem quer que seja, segundo confirmado pelo procurador geral do município, Dr. Gian Paolo. Um decreto suplementar com esta e outras correções deve ser publicado nas próximas horas.

13 - Como funcionará o transporte coletivo?
Com restrições. Haverá redução na frota, por conta da demanda menor de passageiros. Os ônibus também terão que circular no máximo com metade de sua capacidade, para evitar a disseminação do vírus.

14 - E as escolas? Todas tem que fechar?
Sim. As aulas presenciais em todas as instituições de ensino, públicas e privadas, das creches e ensino fundamental até os cursos superiores, estão suspensas até 27 de março. Para não prejudicar os alunos, algumas escolas e faculdades estão enviando aos alunos conteúdo didático e planos de estudo.

15 - Os pet shops e clínicas veterinárias podem funcionar?
Sim. Sem restrições.

16 - As fábricas de sapato tem que parar? E as bancas de pesponto?
Sim, para ambos os casos. O decreto determina a interrupção das atividades até dia 27 de março.

17 - Tenho festa marcada num salão da cidade, já convidei todo mundo e paguei o buffet? Posso fazer?
Não. Todos os eventos públicos e privados estão proibidos. A festa terá que ser adiada.

18 - Clínicas odontológicas e psicológicas podem atender?
Sim. São considerados serviços de saúde e portanto não tem restrição de funcionamento. Recomenda-se apenas que agendem os atendimentos e evitem aglomeração de clientes.

19 - Os call centers espalhados na cidade podem continuar funcionando?
Não. A atividade presencial está suspensa até 27 de março. Só poderão funcionar na modalidade home office (teletrabalho).

20 - Tenho contas que vencem na próxima semana. Como não estou trabalhando, posso deixar de pagar?
Não. O sistema financeiro funciona normalmente e pode haver cobrança de multas e juros. O governo federal e estadual já sinalizou que estuda medidas de apoio aos consumidores e alongamento de dívidas, mas ainda não há qualquer medida efetiva no sentido de estender o prazo de pagamento de contas.

21 - Velórios e sepultamentos estão proibidos na cidade?
Não, mas devem ocorrer com restrições. No caso dos velórios, podem se estender por no máximo 4 horas e apenas 8 pessoas de cada vez podem se reunir para a despedida.
 fonte-https://gcn.net.br/noticias/407628/franca/2020/03/franca-em-quarentena-confira-as-21-principais-duvidas-sobre-o-que-abre-e-o-que-fecha-a-partir-de-hoje



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


SERTANESHOW com SERTANESHOW
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 490800 Usuários Online: 51






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados