Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 04/03/20 às 08:10h
FRANCA Câmara aprova abertura de dois processos de cassação contra o prefeito de Franca, SP

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)

Câmara aprova abertura de dois processos de cassação contra o prefeito de Franca, SP 

A Câmara de Franca (SP) aprovou nesta terça-feira (3) a abertura de duas comissões processantes contra o prefeito Gilson de Souza (DEM).

Um deles pede a cassação do chefe do Executivo por não ter feito repasses de verbas previstos em lei a instituições filantrópicas. Outro questiona Souza pela demora em acatar uma decisão judicial que determinou o afastamento de 99 funcionários comissionados na Prefeitura.

As comissões têm três meses para ouvir representantes da defesa e da acusação e dar os pareceres finais. Se não forem arquivados, os pedidos de impeachment deverão ser submetidos a votações em plenário no Legislativo.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do prefeito informou que a administração municipal analisa os pedidos e deverá se manifestar posteriormente.

Em 2017, o prefeito chegou a ser alvo de outra comissão processante, por suposto favorecimento a uma construtora em um projeto habitacional, mas acabou absolvido.

Comissões processantes

As votações foram realizadas durante a manhã desta terça na Câmara. A primeira delas foi sobre um pedido encaminhado por um morador em 28 de fevereiro que denuncia a falta de repasses determinados pela lei orgânica do município a entidades como a Santa Casa, o Hospital Allan Kardec e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Dez vereadores votaram a favor da comissão processante e quatro foram contra, de acordo com informações apuradas pela produção da EPTV, afiliada da TV Globo.

Câmara de Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTV Câmara de Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Câmara de Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Na segunda votação, os parlamentares discutiram um pedido encaminhado por um grupo da sociedade civil que apontou a demora do prefeito em exonerar 99 servidores comissionados mesmo diante de determinações judiciais, inclusive do Supremo Tribunal Federal (STF).

O descumprimento temporário da medida motivou uma ação civil pública do Ministério Público por improbidade administrativa em 14 de fevereiro. Quatro dias depois, o prefeito cumpriu a determinação.

Com o mesmo número de vereadores contrários e favoráveis à comissão processante, o presidente da Câmara, Sérgio Palamoni (PSB), desempatou a discussão ao votar a favor da abertura da abertura do processo.

Cada uma das comissões será formada por três parlamentares. Em cinco dias, Gilson de Souza será notificado para apresentar as defesas prévias, com prazo de dez dias.

Com base nessas explicações iniciais, os grupos deverão em seguida definir pela continuidade ou pelo arquivamento dos processos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


SERTANESHOW com SERTANESHOW
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 491583 Usuários Online: 59






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados