Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 10/01/20 às 07:31h
CRISTAIS PAULISTA Laudo aponta más condições da trave de gol que caiu e causou morte de estudante em Cristais Paulista, SP

Radio Bela Vista SP

Laudo aponta más condições da trave de gol que caiu e causou morte de estudante em Cristais Paulista, SP 

Um laudo do Instituto de Criminalística (IC) entregue à Polícia Civil nesta quinta-feira (9) aponta problemas estruturais na trave do gol que caiu e causou a morte do estudante Igor Domeneghetti, de 12 anos, há um mês na Escola Municipal Amélio de Paula Coelho em Cristais Paulista (SP).

“O laudo diz que a trave não estava em condições de uso, que estava em péssimas condições e que, realmente, não deveria estar ali, sendo utilizada por aqueles alunos”, diz o delegado Marcelo Rodrigues. A direção do colégio e os professores serão chamados para depor.

A Prefeitura de Cristais Paulista informou aguarda o término das investigações, mas vai diminuir o tamanho das traves de gols em todas as escolas municipais em 2020.

Já a Diretoria Regional de Ensino de Franca (SP) justificou que o colégio onde Igor estudava receberá R$ 17 mil em melhorias este ano.

Igor morreu na tarde de 9 de dezembro do ano passado, em razão de um trauma crânio-encefálico. Ele participava da aula de educação física, quando chutou uma bola na trave, que caiu na cabeça dele. A professora e colegas de sala estavam no local.

“Eles têm condições de analisar se aquilo está, ou não, com problemas de mau uso? Acredito que as escolas têm muitas traves e outros objetos em más condições. Mas, definir o ponto de que aquilo tem que ser inutilizado é uma questão mais técnica”, afirma Rodrigues.

Igor Domeneguetti, de 12 anos, morreu após ter cabeça atingida por trave de gol em Cristais Paulista, SP — Foto: Arquivo pessoal Igor Domeneguetti, de 12 anos, morreu após ter cabeça atingida por trave de gol em Cristais Paulista, SP — Foto: Arquivo pessoal

Igor Domeneguetti, de 12 anos, morreu após ter cabeça atingida por trave de gol em Cristais Paulista, SP — Foto: Arquivo pessoal

Uma imagem registrada no dia do acidente mostra que a trave do gol estava na lateral da quadra: do lado esquerdo há todas as hastes de sustentação, mas do lado direito é possível ver apenas um ferro na parte de cima e uma corda presa ao alambrado.

Ainda em dezembro, informações preliminares da perícia apontavam pontos de ferrugem na trave, além de instabilidade na instalação, já que o terreno está irregular.

Avó do menino, Sônia Fátima da Silva Domeneghetti afirma que desde o acidente não recebeu nenhuma justificativa por parte da administração municipal. Ela diz que o neto nunca comentou sobre problemas na quadra da escola, onde praticava educação física.

“Ninguém veio dar uma resposta. A única resposta que a gente teve veio dos alunos. Os amiguinhos dele que estudavam lá vieram e explicaram como aconteceu. Infelizmente, faz um mês que meu neto faleceu. Já chorei demais, chorei muito.”

Trave de gol caiu em cima do estudante Igor Domeneghetti, de 12 anos, em Cristais Paulista, SP — Foto: José Augusto Júnior/EPTV Trave de gol caiu em cima do estudante Igor Domeneghetti, de 12 anos, em Cristais Paulista, SP — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

Trave de gol caiu em cima do estudante Igor Domeneghetti, de 12 anos, em Cristais Paulista, SP — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

Para Sônia, a direção do colégio deve ser responsabilizada pelo acidente, destacando que os professores deveriam ter proibido as crianças de praticarem atividades físicas na quadra, sabendo que havia problemas na sustentação do gol.

“Eu me preocupava com ele na rua, pensava que na escola tinha segurança. Mas, o perigo estava dentro da escola. É uma dor que não passa, uma angústia que não acaba de jeito nenhum. É o dia inteiro pensando: Por que aconteceu? Isso poderia ter sido evitado?”, diz.

Advogado da família, Juliano Pacheco teve acesso ao laudo e afirma que também solicitou o prontuário de atendimento de Igor na Santa Casa. Após ter acesso ao documento, ele deve mover uma ação por danos morais contra a Prefeitura de Cristais Paulista.

“Entendendo que há indícios de negligência, de uma imprudência em relação ao que aconteceu, por parte da escola, do município ou do estado, o objetivo é tomar uma medida judicial nesse sentido, de responsabilização pelo que aconteceu”, finaliza.

A Escola Municipal de Ensino Básico Amélio de Paula Coelho em Cristais Paulista (SP) — Foto: José Augusto Junior/EPTV A Escola Municipal de Ensino Básico Amélio de Paula Coelho em Cristais Paulista (SP) — Foto: José Augusto Junior/EPTV

A Escola Municipal de Ensino Básico Amélio de Paula Coelho em Cristais Paulista (SP) — Foto: José Augusto Junior/EPTV

Reformas na escola

Em nota, a Prefeitura de Cristais Paulista informou que tem conhecimento de todo o conteúdo do laudo obtido pela Polícia Civil e aguarda a finalização do inquérito. A administração voltou a lamentar o acidente, afirmando que presta todo "suporte para familiares e amigos da vítima"

"Com relação à estrutura da quadra onde ocorreu o acidente, afirmamos que, por medida de segurança, a partir deste ano de 2020 todos as traves (gols) das escolas da rede municipal de Cristais Paulista terão os tamanhos reduzidos, como forma de evitar novos acidentes", diz o comunicado.

Já a Diretoria Regional de Ensino de Franca informou que enviará um técnico para analisar o local e realizar a manutenção devida. O Estado está providenciando a compra de novas traves, que devem ser instaladas até o início do ano letivo.

"A unidade também será contemplada com R$16,8 mil, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para melhorias", finaliza o comunicado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


SERTANESHOW com SERTANESHOW
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 490714 Usuários Online: 52






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados