Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 14/11/19 às 07:12h
ALERTA Detectado primeiro caso de transmissão sexual de dengue

Radio Bela Vista SP

Detectado primeiro caso de transmissão sexual de dengue 

O primeiro caso de transmissão de dengue por via sexual entre dois homens foi confirmado por autoridades espanholas na última sexta-feira (08/11/2019). A doença foi detectada em um adulto jovem cujo parceiro havia viajado a uma zona endêmica. O homem, contudo, não havia estado no país em que ocorreu a transmissão do companheiro. O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças confirmou as informações do governo espanhol.

Até então, considerava-se que a única forma de transmissão da doença se dava pela picada do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, o caso espanhol é o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue entre dois homens. Na Coreia do Sul, um outro caso provável de transmissão sexual entre uma mulher e um homem foi tema de um artigo científico, mas não chegou a ser confirmado.

PUBLICIDADE

O paciente de 41 anos contraiu o vírus após ter relações sexuais com seu companheiro, que havia sido infectado em Cuba. A contaminação do homem foi confirmada no final de setembro e intrigou os médicos, uma vez que o paciente não havia estado no país ou em nenhum outro local em que a dengue é endêmica. Também não foram encontrados mosquitos no local em que o paciente vive, na Espanha.

Após apresentar os mesmos sintomas que o companheiro infectado, os médicos do Hospital Ramón y Cajal realizaram testes nos espermatozóides dos dois. O exame mostrou que ambos estavam com o mesmo tipo de vírus que circula em Cuba, ainda que apenas um deles tenha estado no país.

De acordo com a equipe médica que atendeu o caso, a descoberta é importante uma vez que revela um novo mecanismo de transmissão do vírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transmissão sexual do zika já foi registrada em diversos países, como Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Nova Zelândia, Peru e Portugal. O órgão explica que o vírus zika já foi detectado em sêmen, sangue, urina, líquido amniótico e saliva, bem como em fluidos corporais encontrados no cérebro e na medula espinhal.

Para prevenir a contaminação de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, a orientação do Ministério da Saúde é a utilização de preservativos masculinos ou femininos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal), em especial para gestantes e seus parceiros.

 FONTE-https://www.metropoles.com/saude/detectado-primeiro-caso-de-transmissao-sexual-de-dengue




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


SERTANESHOW com SERTANESHOW
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 491434 Usuários Online: 55






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados