Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 19/08/19 às 07:49h
REGIÃO O engenheiro da carne

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)

O engenheiro da carne 

O universitário Wesley José Berdu, 29, está cursando o quinto ano do curso de engenharia mecânica da Unifran e se formará em poucos meses. O desenvolvimento de veículos, motores, máquinas e sistemas, no entanto, não faz parte de sua rotina.
 
Wesley nunca pisou no chão da indústria. Por mais contraditório que possa parecer, o seu habitat natural é um açougue.
 
Filho do comerciante José Berdu, que é dono de uma casa de carne aberta em 1984 na região da vila Formosa, ele, praticamente, foi criado dentro do açougue, onde passou a infância e cresceu.
 
O futuro engenheiro mecânico se apaixonou pelas carnes e já criou em torno de 200 tipos diferentes de produtos e temperos. Uma linguiça, cuja receita ainda tem que manter em segredo, projetou seu nome em nível nacional e vai fazer com que ele apareça na maior emissora de TV do País.
 
A criação do universitário está entre os finalistas do concurso A Melhor Linguiça do Brasil promovido pelo programa Mais Você apresentado por Ana Maria Braga na Rede Globo. 
 
A equipe do programa recebeu mais de 300 receitas de linguiça enviadas de todo o País. Após uma seleção, a apresentadora e sua equipe degustaram e conseguiram decidir quem vai participar do quadro. Restaram 13 candidatos que vão disputar a competição entre os dias dois e seis de setembro. Wesley Berdu está entre os finalistas. O engenheiro da carne recebeu o Comércio para contar a sua história.
 
Como começou a sua relação com o açougue?
O nosso açougue é uma empresa familiar, que começou com o meu pai, José Berdu, há 35 anos. No começo, era uma empresa pequena. Era uma só uma porta pequena e minha mãe ajudando o meu pai. O açougue nasceu primeiro do que eu. Posso dizer que fui criado debaixo da mesa do açougue e cresci aqui dentro. Atualmente, ajudo meu pai e meu irmão no setor de compras, no atendimento aos clientes e também na criação de novos produtos. Nós não abrimos mão de nós mesmos atendermos os clientes. 
 
Você vai se formar em engenharia mecânica, mas gosta mesmo é do segmento das carnes. Por que não optou pelo curso de gastronomia?
O meu pai fala a mesma coisa. Acho a engenharia mecânica fascinante, uma coisa muito inteligente. Não sei explicar bem porque estudo para uma profissão e trabalho em outra completamente diferente. Gosto tanto da mecânica, quanto da cozinha. Na verdade, sempre gostei muito de cozinhar, de criar pratos. No começo, era mais um hobby, mas a brincadeira foi crescendo e se tornou uma coisa grande e séria. Não estudei nada de culinária. Sou curioso e sempre estou procurando inventar uma carne diferente. Fazemos o teste em nossa casa. Se for aprovado, levamos para a loja. A maioria dos produtos da nossa loja é de criação minha. Adoro carne, fazer churrasco, cozinhar. Faço bacon, calabresa, tudo criação minha, tempero meu. Tenho mais de 20 tipos de linguiça aqui, faço picanha defumada, joelho, produtos muito diferentes. A criação de novos produtos surge do nada, como um compositor que compõe uma música. Vem naturalmente. Quando vejo, já estou criando algo diferente. 
 
Quantos tipos de carne já criou?
Nós temos cerca de 300 produtos na loja criados por nós. Nem todos são invenção minha. Meu irmão ajudou em boa parte deles. Acredito que cerca de 70% dos produtos foram criação minha.
 
Qual é o prato que mais te dá água na boca?
Estou fazendo uma picanha suína defumada que é show de bola, gosto muito dela. Também adorei a linguiça que foi escolhida entre as finalistas do concurso. Sou apaixonado por carne. Não só eu, mas meu pai e meu irmão. Fazemos muitas coisas juntos. Tem um produto especial que eu chamo de brusqueta. É tipo um choripán, um pão francês com creme de alho, muçarela e a massa da linguiça. Esse é top. Fica irresistível em um churrasco.
 
Como nasceu sua paixão pela cozinha?
A paixão surgiu naturalmente. Gosto muito de comer. Estou sempre cozinhando e procurando lançar produtos novos. Meio que sem querer, acabei me transformando no engenheiro da carne.
 
Você se imagina deixando o balcão do açougue e passando a trabalhar como engenheiro mecânico?
Gostaria de poder criar máquinas para o segmento de carnes, mas acredito que eu não consiga deixar de trabalhar com a carne em si, não. Fui criado dentro do açougue e, dificilmente, irei trabalhar com outra coisa.
 
O seu dom de criar novos produtos fez com que uma receita sua fosse classificada entre as 13 finalistas do concurso A Melhor Linguiça do Brasil, promovido pelo programa Mais Você. Como foi parar na Rede Globo?
Um dia eu estava na loja e passou uma chamada do programa falando sobre a abertura das inscrições para o concurso da melhor linguiça. Um menino aqui me incentivou a me inscrever. Pensei bem e acabei decidindo participar. Fiz um vídeo em enviei para a Globo. Não estava muito esperançoso, mas acabou que deu certo. Ouvi dizer que a equipe do programa recebeu mais de 300 receitas. Para a minha surpresa, a minha receita foi selecionada entre as 13 finalistas.
 
Quando você irá participar do programa?
O anúncio de que eu estava entre os finalistas foi feito durante a semana. Ainda não tenho muitas informações a respeito de como será a competição. Estou aguardando as instruções da produção do programa. O concurso está previsto para acontecer entre dois e seis de setembro.
 
O que tem de tão especial na linguiça que foi selecionada entre as finalistas do concurso?
Por conta de questões contratuais com o programa, ainda não posso revelar detalhes. Posso dizer que é uma linguiça suína diferente, difícil de ser encontrada em outro lugar. O segredo é a parte do tempero feito pela minha mãe no fogão à lenha lá na roça. Acredito que tenho boas chances de vencer o concurso. A expectativa é muito positiva. De qualquer maneira, a repercussão já está sendo muito grande e positiva. 
 
A linguiça que participará do concurso já está à venda no açougue?
Com a mesma receita que levamos para o programa, ainda não. Minha intenção é esperar acabar o concurso para, depois, produzir em grande escala e disponibilizar para os nossos clientes. 
 
Qual é a carne mais vendida no açougue?
Minha campeã de vendas é a fraldinha na manteiga. Esta carne caiu no gosto dos clientes, tanto pelo sabor, quanto pelo preço. Outros cortes que vendem muito são a picanha e o prime ribe. Entre as linguiças, a campeã de vendas é uma toscana que fazemos aqui.
 
Se o cliente estiver com a grana curta, qual carne você sugere para substituir a picanha e manter a qualidade do churrasco?
Recomendo a fraldinha, tanto na manteiga quanto sem tempero. É uma carne muito boa e saborosa. É a opção perfeita. O preço é bem em conta e a carne é muito saborosa. Com certeza, quem comprar não vai se arrepender. O churrasco ficará perfeito.
 
Qual é o segredo para fazer um bom churrasco?
O primeiro passo é escolher uma carne de qualidade. O churrasqueiro também precisa ser bom e saber o que está fazendo. De repente, a pessoa compra uma picanha de R$ 100 o quilo, mas corta o bife muito fino e o churrasqueiro deixa a carne queimar. Assim, a carne vai ficar muito seca e vai acabar estragando o churrasco. Tem que saber escolher a carne, mas também é preciso saber pilotar a churrasqueira.
 
Qual deve ser o ponto ideal da carne para não estragar o churrasco?
Depende muito do gosto. Na minha opinião, a pessoa que estiver assando tem que deixar a carne no ponto certo. Não pode ficar muito crua, mas também não pode queimar. O ideal é quando a carne está rosinha por dentro, não aquele vermelho escuro, e selada por fora.
 
Qual o melhor acompanhamento para o churrasco. Vinho, cerveja ou chope?
Como não bebo álcool, prefiro um suco. Mas meu irmão gosta mais da cerveja ou do chope. Depende muito da pessoa. Com uma boa carne, qualquer bebida vai bem.
 
A pergunta parece óbvia, mas qual é o seu prado predileto para o domingo?
O cardápio para o domingo tem que ter churrasco, frango caipira e macarrão. Sempre abrimos o almoço com o churrasco. Depois, vem o macarrão e o frango caipira. Se não tiver o frango caipira, não é domingo em nossa casa. 
 
Obrigado pela entrevista. Boa sorte na competição.
Eu que agradeço pela oportunidade. Claro que minha intenção é ganhar o concurso, vou me esforçar para isto, mas só pelo fato de estarmos selecionados entre os finalistas de um concurso nacional já é uma vitória e comprova que os produtos que vendemos são de excelente qualidade. Sempre prezamos pela qualidade e bom atendimento aos clientes. O consumidor não pode sair daqui insatisfeito. A pessoa tem que ser bem atendida e levar para casa um produto com a mesma qualidade que levaríamos para a nossa casa. 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149


MANHA TOTAL com MANHA TOTAL
Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 493847 Usuários Online: 52






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados