Sábado, 20 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 02/07/19 às 08:27h
Acordo entre Mercosul e UE anima produtores de laranja na região de Bebedouro, SP
Acordo entre Mercosul e UE anima produtores de laranja na região de Bebedouro, SP

Radio Bela Vista SP

 (Foto: Radio Bela Vista SP)

Acordo entre Mercosul e UE anima produtores de laranja na região de Bebedouro, SP 

Município é um dos principais exportadores de suco da fruta no estado de São Paulo. Impostos da ordem de 12% a 15% devem ser zerados em dez anos, prevê acordo entre blocos. 

O anúncio do acordo comercial firmado entre países do Mercosul e da União Europeia foi comemorado por produtores de laranja em Bebedouro (SP). A região é uma das principais exportadoras de suco concentrado no estado de São Paulo. Representantes do setor acreditam que a redução das tarifas deverá influenciar a qualidade do produto e a melhora dos preços praticados.

A previsão é que, em até dez anos, a UE zere as tarifas que incidem sobre 92% dos produtos comprados de países do Mercosul.

Atualmente, os produtores de suco de laranja chegam a pagar taxas que vão de 12 a 15%.

“Isso é uma barreira. O café solúvel também paga um imposto de 9%. A quanto vai chegar e se vai chegar a zerar as alíquotas, não sabemos, porque ainda tem muito marco regulatório que vai vir, mas é uma conquista extraordinária”, diz o presidente do Conselho Administrativo da Coopercitrus, José Vicente da Silva.

Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), até maio, o país registrou uma queda de 17% nas exportações. Os reflexos na safra 2018/2019, prevista para terminar em julho, se devem à queda do consumo e à produção menor da fruta.

Mesmo assim, o Brasil exportou 870,3 mil toneladas de sucos congelado e concentrado. Do total, 559.953 toneladas foram destinados à União Europeia.

O produtor Carlos Alberto Pinho Maia colhe três mil caixas de laranja por ano. Ele diz que os impostos reduzem a margem de lucro. Nos últimos anos, para tornar o negócio rentável e mais competitivo, ele se juntou à uma cooperativa.

“A gente precisou fundar essa cooperativa de agricultura familiar por causa da vantagem de ser pequeno. Aí eles [mercado externo] dão um valor maior, senão ficava inviável ser produtor pequeno de laranja no Brasil.”O representante da Coopercitrus cita que ainda é preciso aguardar a regulamentação do acordo entre os países membros, mas acredita que o primeiro impacto já causa resultados positivos no mercado.

“De imediato, tem um impacto psicológico, que possam vir novos investimentos, é um alento para os produtores e para as indústrias. O Brasil é muito competitivo na questão agrícola. Isso incentiva que ele adote novas tecnologias e que ele continue apostando na sua competitividade. Eu vejo vantagens extraordinárias a curto, médio e longo prazo”, afirma.

O especialista em agronegócio José Carlos Lima Júnior avalia que os 28 países integrantes da EU formam um mercado altamente exigente, o que deve impactar a cadeia produtiva no Brasil.

“Vamos acessar um mercado que é conhecido pela alta exigência de qualidade. Portanto, essa qualidade vai se desdobrar aqui no mercado interno, vai se desdobrar na melhora do processo produtivo. Consequentemente, vai estar gerando não só qualificação da mão-de-obra interna, mas também de todo o sistema de produção.”




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





(16)99387-3149




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Notícias Atualizadas

Peça sua Música

  • eduarda
    Cidade: São José Da Bela Vista
    Música: dentro da hilux
  • Tiago
    Cidade: Ipatinga MG
    Música: Cabelinho do vale música Epidemia de amor
  • EDINA ANGELICA DA SILVA
    Cidade: sao jose da bela vista
    Música: nazaro
  • natalia
    Cidade: campinas
    Música: juliana cantor manoel tavares
  • Alexandre
    Cidade: SJBV
    Música: Pompem Raimundos
  • Renan
    Cidade: São José da Bela vista
    Música: Manda uma música do Gustavo Lima ai
Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 491082 Usuários Online: 56






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio Bela Vista SP - Todos os direitos reservados